terça-feira, 28 de abril de 2015

Pinturas com texturas

A atividade é de experimentação. Utilizamos os materiais que quisermos para colar. Papéis diferentes,  rasgados ou recortados, tecidos...  Depois pintar por cima com as cores preferidas utilizando um pincel largo usando também a cor branca para terminar. Criamos texturas e fizemos uma base para desenharmos.






sexta-feira, 24 de abril de 2015

25 de Abril - a festa da Liberdade

Porque amanhã é um dia muito especial para o nosso país e para A-dos-Negros onde se festeja este dia, a conversa de hoje  no grande grupo foi sobre a Liberdade e a festa do 25 de abril. Uma longa mas atenta conversa, onde aprendemos porque se festeja este dia especial e onde as crianças participaram ativamente com as suas vivências, relacionando o que vêm e o que sentem quotidianamente, nomeadamente nas notícias. Depois, o silêncio surge... o olhar incrédulo quando começam a relacionar as imagens das pessoas que fogem nos barcos e morrem pois nos seus países há guerra; com as imagens da guerra noutros países porque depois... as pessoas não podem ir passear, ir ao parque ou à biblioteca porque podem morrer... 
No cartaz coletivo as frases que acompanham os desenhos são elucidativas sobre o que conversamos e aprendemos, sobre os sentimentos e preocupações que se instalaram mas também sobre algumas conclusões, como por exemplo: "É bom ter paz e sermos amigos!" 






quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro


                                "Apetece chamar-lhes irmãos,
                                  tê-los ao colo,
                                  afagá-los com as mãos,
                                  abri-los de par em par,
                                  ver o Pinóquio a ri
                                  e o D. Quixote a sonhar,
                                  e a Alice do outro lado
                                  do espelho a inventar
                                  um mundo de assombros
                                  que dá gosto visitar.
                                 Apetece chamar-lhes irmãos
                                 e deixar brilhar os olhos
                                 nas páginas das suas mãos."

                                        José Jorge Letria 
                                        Poesia para todo o ano (antologia)




quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mexer na terra

Plantar e desenhar uma árvore, semear girassóis e pintar flores, cuidar das plantas, ... brincar na relva. É assim o nosso quotidiano, um pouco à margem de comemorações!









terça-feira, 21 de abril de 2015

"A maior flor do mundo"

"A maior flor do Mundo" é uma história do escritor José Saramago, o nosso Nobel da Literatura. Através de uma curta metragem, disponível no youtube, apresentamos este bonito conto que serviu de inspiração,  para a atividade plástica que fizemos com a temática das flores. A Marta trouxe-nos depois o seu livro e voltamos a recortar a história com as lindíssimas ilustrações de João Caetano. 



domingo, 19 de abril de 2015

Matrículas Pré-Escolar e 1º ciclo 2015-2016

Para todos os pais, tendo em atenção os prazos e documentos para a matrícula para o Jardim de Infância. A matrícula é obrigatória para o 1º ciclo apenas para as crianças que completam os 6 anos até 15 de setembro. Para ver o documento maior clicar na imagem.



Visita à Escola dos Arcos

No âmbito da articulação com o projeto Crescer Melhor realizamos na sexta-feira uma visita à Escola dos Arcos em Óbidos para dar continuidade à atividade com o barro / azulejo  iniciada no ATL em A-dos-Negros. Assim, depois do lanche no grande refeitório dos Arcos, estivemos no atelier de cerâmica com o animador João Jorge, o animador Cláudio, a animadora Cristina e a animadora Sílvia para fazer a pintura com azul cobalto dos azulejo já chacotados. Vimos ainda o forno de cerâmica onde os azulejos irão ser cozidos.










terça-feira, 14 de abril de 2015

Flores (colagens e pinturas)

O grupo dos meninos de 3 e 4 anos andam muito entusiasmados com as suas atividades onde já se revelam muito autónomos. As árvores e as flores da Primavera são a temática de momento.








sexta-feira, 10 de abril de 2015

Chegou a Primavera (II)

Ao redor da pereira, no espaço exterior da nossa escola, observamos, colocamos questões, pensamos, aprendemos.... "E porque é que a nossa pereira está tão linda?", "porque está cheia de flores... porque já chegou a Primavera!"




Chegou a Primavera!

A nossa escola fica num sítio privilegiado - à nossa volta a natureza em flor... chegou a Primavera!



quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sementes

Feijão, grão e milho! Sementes que os meninos hoje utilizaram para semear nos corpinhos de iogurte na sala de atividades. Amanhã, se o tempo permitir será na horta.

Feijão, grão e milho para semear.

Identificação do copo e da semente.

Semear.

Regar.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Horta - plantar e semear

Antes da interrupção da Páscoa tivemos oportunidade de plantar algumas couves e semear courgettes na nossa horta. De regresso à escola estivemos a observar que as couves  não estão assim muito bem, fruto do muito vento que se fez sentir e as courgettes... bom, vamos ver se nascem, por ora, ainda nada!