quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Broas do Pão-por-Deus

Hoje começamos cedo a amassar as broas pois a massa precisa de levedar. Exploramos diversos conteúdos tanto durante a atividade inicial como depois do almoço na atividade de fazer as broas.  Um cheiro muito agradável invadiu a nossa escola e isso mesmo foi comprovado quando os meninos puderam ver e cheirar as broas depois de cozidas: "Hum, cheira a bolos... a erva doce e canela!"








Semana do Pão-por-Deus

Esta semana estamos a preparar o Pão-por-Deus, tradição de há muitos anos na nossa região. Pedimos a colaboração aos pais para fazer o saquinho com os paninhos já recortados que enviamos antecipadamente para os meninos que frequentam pela 1ª vez pois as outras crianças já tê os do ano passado. Começamos a partir as nozes para depois pôr nas broas e já fomos às compras ao mini-mercado. Amanhã vamos começar cedo a fazer as broas e na sexta-feira contamos fazer o pão-por-Deus se o tempo permitir.






terça-feira, 28 de outubro de 2014

Bonequinhos de bolotas

Começamos a construir os bonequinhos com as bolotas que fomos apanhar, perto da nossa escola.  Cada menino(a) precisou de arranjar "o chapéu" adequado do seu bonequinho pois estes soltam-se muito facilmente das bolotas. O grupo dos mais crescidos ainda vai ter que arranjar uma solução para completarmos o corpo destes engraçados bonecos. 






segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Matemática com bolotas

Aproveitando os lindos dias de outono fizemos um pequeno passeio para vermos os sobreiros e apanharmos do chão algumas bolotas. Na sala organizamos uma atividade na área da matemática utilizando as bolotas e as caixas de ovos. Com este grupo dos 5 anos ainda tivemos tempo de fazer uns bonequinhos que mostramos amanhã.






sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Diário gráfico: as cores das folhas

No espaço exterior da nossa escola temos muitas plantas e árvores, por isso, folhas não faltam. Pegamos no nosso diário gráfico e fizemos uma pequena recolha de folhas mas de cores diferentes. Depois de coladas no diário e identificadas com as respetivas cores, passamos ao desenho das mesmas com lápis de carvão. Para terminar a atividade fizemos a data de hoje mas de uma forma diferente pois utilizamos os carimbos pequenos dos números.









quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Doce de frutos (II)

Para cada menino levar uma tacinha de doce para casa devidamente identificado, ensinamos os meninos a colocar uma etiqueta. Foi necessário recortar, identificar e colar. Depois de prontos colocamos os doces em saquinhos de plástico, atados com um laçarote de ráfia, de modo a serem mais facilmente transportados até casa!






quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Doce de frutos

Com os frutos que sobraram do Dia  da Alimentação fizemos doce de frutos. Todos os meninos colaboraram partindo a fruta aos bocadinhos e assim, foi num instante que vimos toda a fruta pesada e dentro do tacho com o açúcar. Depois, à tarde, organizamos um piquenique com o leite escolar e tostinhas para provar o doce que ficou delicioso.







terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aniversário da Marta

Iniciamos esta semana com muita alegria ao festejarmos o aniversário da Marta que fez 5 anos no domingo. Para o presente que os meninos ajudaram a fazer, a Marta indicou várias personagens das histórias mas acabou por escolher a Minnie. A Marta gosta mesmo desta personagem pois os saquinhos dos presentes que ofereceu aos amigos também tinham a Minnie e o Mickey! Muitos parabéns Marta.





"Um bocadinho de inverno": as personagens da história






sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Alimentação: "comida com histórias"

Concluímos esta semana da alimentação com um lanche diferente, divertido e sobretudo saudável. Depois de contarmos a história "Um bocadinho de inverno" cada menino fez uma das personagens da história de uma forma muito simples e com ingredientes muito fáceis de arranjar: queijo, nozes, romãs, alface, tostas e palitos (aperitivos). Alguns deste ingredientes podem ser substituídos por outros principalmente os palitos pois são um pouco grossos e racham um pouco o queijo. O lanche, acompanhado pelo leite escolar, rapidamente desapareceu - eram muito bons. E foi assim que uma das personagens da história foi comida. Delicioso foi também o comentário do Luís: "É um lanche saudável que até a boca fica feliz!"